Dicas que vão ajudar o seu bebé a dormir melhor

Dicas que vão ajudar o seu bebé a dormir melhor

08 Maio 2018

Um sono tranquilo é fundamental na vida de qualquer bebé. Não só porque os bebés precisam de repor energias mas também porque o descanso influencia o desenvolvimento cognitivo, o humor e a saúde de qualquer criança.

Nem todos os bebés adormecem facilmente ou dormem tranquilamente toda a noite, independentemente da sua idade. Para tentar contrariar isso, apresentamos-lhe alguns truques e dicas que vão ajudar o bebé a dormir melhor (e os papás também!):

1. Estabeleça uma rotina

É importante que o bebé comece a compreender que a hora de dormir se aproxima e a repetição, dia após dia, irá ajudá-lo nesse sentido. A rotina poderá ser adaptada a cada criança e família mas algumas opções poderão ser o banho e a massagem de relaxamento, a hora da história ou até o momento dos miminhos num ambiente com menos luz. O importante é criar uma rotina que seja possível de concretizar todos os dias, que não seja muito demorada ou complexa. A rotina noturna do bebé não deve durar mais de quarenta e cinco minutos e, por outro lado, essa mesma rotina deve evitar incluir passos como alimentar o bebé ou embalá-lo (para que não exista essa necessidade sempre que ele acorde).

2. Ajude o bebé a distinguir o dia da noite

Ter as cortinas abertas durante o dia e manter o ruído normal do quotidiano é bom para que o bebé perceba que todas as brincadeira e atividades são realizadas durante o dia. Por outro lado, à noite, deixe o quarto do bebé sem luz (apenas com uma luz de presença, para que ele se sinta mais seguro) e mantenha a casa em silêncio. Brinque e mantenha o bebé desperto durante o dia e, quando chegar a hora de deitar, não estimule os seus sentidos – deixe-o acalmar no ambiente que criou, propício a um sono tranquilo.

3. Seja consistente

As ações e horários dos pais irão, sem dúvida alguma, influenciar o comportamento do bebé não só quando chega a hora de dormir mas durante todo o dia. Por essa razão, é importante cumprir a rotina e não descurar nenhum dos passos que estabeleceu previamente. Ao final de alguns dias, o bebé começará a associar os sons, movimentos e momentos a algo que o deixa relaxado, acabando por adormecer melhor.

4. Coloque o bebé no berço quando ele ainda está acordado

Não precisa de sair do quarto de imediato mas esta prática – a de colocar o bebé no berço quando ele ainda está sonolento – irá ajudar o seu filho a sentir-se seguro no seu próprio espaço e irá ensiná-lo a adormecer por si, sem precisar de colo para voltar a adormecer. A autonomia do bebé será promovida nesta ação que parece tão simples e que, na verdade, traz enormes benefícios.

5. Troque a fralda apenas quando for necessário

Um truque que podemos partilhar é o do tamanho da fralda. Para a noite, utilize um tamanho maior ao que utiliza habitualmente e aplique um creme indicado para a pele do seu bebé para que este fique mais confortável. Não incomode o bebé durante a noite para lhe mudar a fralda, a não ser que ele lhe “peça” para o fazer. Se houver realmente a necessidade de mudar a fralda do bebé, tente não acender a luz e não fazer movimentos bruscos, para que o seu pequenino consiga adormecer mais facilmente depois deste momento.

Todos os bebés são diferentes e por isso nem todas estas dicas serão a fórmula perfeita para noites tranquilas, em todos os casos ou para todas as famílias. Sem fugir muito à necessidade de ensinar ao bebé a diferença entre o dia e a noite, crie a vossa própria rotina e vá adaptando o momento às diferentes etapas da criança – temos a certeza que sentirá a diferença!

Não perca as nossas novidades! Subscreva a nossa newsletter.

Artigos sugeridos

Garantia

Garantia de reembolso caso não esteja satisfeita com os nossos produtos.

Entrega

Serviço de entrega rápido para que nunca lhe faltem produtos quando mais precisa.

Pagamento

Disponibilizamos os principais métodos de pagamento online para sua conveniência.

Contacto