Os sintomas mais frequentes no início de uma gravidez 

Os sintomas mais frequentes no início de uma gravidez

08 Maio 2018

Dependendo da sensibilidade e do organismo de cada mulher, os primeiros sintomas associados à gravidez podem aparecer uma semana após a conceção. Há quem não tenha qualquer pista de que está, efetivamente, grávida e há quem possa desconfiar quase de forma imediata, tendo em conta aquilo que passa a sentir nesta fase da sua vida.

Os sintomas poderão variar de mulher para mulher e até de gravidez para gravidez, sendo também podem ser facilmente confundidos com outros acontecimentos quando a mulher está a passar por um período de stress ou ansiedade – a ausência de menstruação, as dores de cabeça mais frequentes e as alterações hormonais, por exemplo, nem sempre são sinónimo de gravidez – mas existem, efetivamente, sintomas mais frequentes no início da gravidez.1.

1. Um ligeiro sangramento

Quando existe a implantação do óvulo na parede do útero, pode haver um ligeiro sangramento acompanhado de algumas dores semelhantes às da menstruação. Este é o primeiro sinal de gravidez mas existem mulheres que não chegam a ter este sangramento.

2. Alterações na menstruação

A falta de menstruação não traduz, necessariamente, uma gravidez mas é, sem dúvida, o indício mais comum de que um bebé vem a caminho. Algumas mulheres continuam a ter o período durante algum tempo mas o sangramento acaba por ser diferente, normalmente mais leve e mais curto do que seria no caso de não estarem grávidas.

3. Alterações mamárias

Outro sintoma que pode ser identificado no início da gravidez é o aumento do volume e da sensibilidade das mamas. As mulheres grávidas sentem muito frequentemente alguma dor e notam até que as mamas estão mais inchadas. O escurecimento das aréolas mamárias também.

4. Enjoos e dores de cabeça

Quando se conversa sobre o início da gravidez, os enjoos são (quase sempre) um ponto abordado. As náuseas e o enjoo matinal, assim como as dores de cabeça, são dos sintomas mais frequentes no início da gravidez, devido às alterações hormonais pelas quais o organismo está a passar.

5. Cansaço e dores musculares

A falta de energia pode aparecer cedo e pode começar a sentir-se uma semana depois da conceção. As dores musculares, sobretudo na parte inferior das costas, são também muito frequentes em muitas mulheres, podendo ser um dos sintomas que acompanham a grávida durante os nove meses, com tendência para piorar com o aumento de peso e a dificuldade em encontrar posições confortáveis devido ao volume da barriga.

Não perca as nossas novidades! Subscreva a nossa newsletter.

Artigos sugeridos