Natal: Prefira presentes que estimulem a participação de todos 

Natal: Prefira presentes que estimulem a participação de todos

22 Outubro 2020

O Natal é uma altura do ano em que o consumismo se torna demasiado evidente, acabando muitas vezes por se sobrepor (erradamente) a outros valores bem mais importantes. Como é lógico, torna-se extremamente difícil contrariar essa tendência, pelo que me parece sensato tentar perceber de que forma é que se pode conciliar tudo e tornar o Natal uma altura ainda mais proveitosa.

Um dos valores claramente associado a esta altura do ano é a família. Juntar o maior número possível de membros da família, rever parentes distantes ou que estão longe e partilhar memórias conjuntas são alguns dos aspectos valorizados por grande parte da população. Por esse motivo, acho interessante tentar passar a importância dessa partilha familiar também em relação à escolha dos presentes que se vão oferecer às crianças. Faz sentido optar por algo que possa ser usufruído em conjunto e que permite uma interação entre elas e os outros membros da família, pois brincar dessa forma é muito mais positivo para todos. Assim, aqui ficam algumas sugestões possíveis:

  • Livros

São um clássico intemporal, que não deve ser desvalorizado. Principalmente nos primeiros anos de vida, os livros são um sinónimo de momentos em família, pois as crianças não sabem ler e precisam sempre de estar com um adulto ou uma criança mais velha para poder usufruir.

  • Jogos de tabuleiro

Necessitam sempre de vários jogadores para poderem ser utilizados, pelo que são um bom motivo para juntar as crianças e os pais durante algum tempo, a brincar em conjunto.

  • Bicicletas, trotinetes, patins e afins

A maior parte das crianças gosta naturalmente deste tipo de presentes. No entanto, para os utilizar é quase sempre necessário que esteja presente um adulto para supervisionar, o que torna esta opção ainda mais interessante: permite a interação familiar no exterior, com actividades lúdicas ao ar livre e que implicam movimento!

  • Comando extra para a consola

Pode ser uma opção mais discutível, mas a tecnologia veio para ficar e isso é inegável. Por esse motivo, faz sentido tentar tornar o seu uso o mais “social” possível, envolvendo várias pessoas ao mesmo tempo. E é por isso que, muitas vezes, se torna necessário que haja mais comandos disponíveis, para permitir a participação de outros jogadores.

 

Por: Doutor Hugo Rodrigues, Pediatria Para Todos

Não perca as nossas novidades! Subscreva a nossa newsletter.

Artigos sugeridos