
Mala de Maternidade: saiba como prepará-la
Muitas dúvidas vão aparecendo ao longo da gravidez e as questões da mala de maternidade ocupam uma grande parte das dúvidas relacionadas com o tema “Parto”. Se “o que levar na mala de maternidade e como prepará-la” é uma delas, não se preocupe – temos algumas dicas para tornar tudo mais simples e ainda uma lista para que nada lhe falhe.
1. Não se esqueça de si
Por vezes as mamãs estão tão entusiasmadas e preocupadas com a chegada do seu bebé que se esquecem completamente de preparar, com a mesma antecedência, uma mala para si, com tudo o que irão precisar para esse momento da sua vida. Pode preparar duas malas distintas ou pode colocar tudo na mesma mala, dividindo de forma prática as suas coisas e as coisas do bebé – é importante que tudo seja fácil de encontrar.
2. Peça a lista de essenciais na Maternidade onde vai nascer o seu bebé
Cada hospital ou maternidade tem uma lista específica de itens que as mães devem ter na mala de maternidade. Apesar de haver coisas indispensáveis, comuns a todos os locais, há outras que variam (em alguns locais podem ser necessárias fraldas e discos para o peito e noutros não, por exemplo).
3. Separe as roupinhas especiais
Se deseja que o seu pequenino – ou pequenina – vista um conjunto de roupa especial logo à nascença, deverá colocá-lo num saco transparente com uma pequena nota para os enfermeiros que irão acompanhá-la – dessa forma, eles saberão que será essa a primeira roupinha do bebé. Pode, se pretender, fazer conjuntinhos para os vários dias e repetir o processo, deixando sempre a indicação do dia ou momento em que será vestido (“Primeira Roupa”, “Segundo Dia”, “Saída da Maternidade”). Antes de guardar, não se esqueça de tirar todas as etiquetas e de lavar todas as peças com um detergente próprio para roupa de bebé.
Para o bebé:
É possível que dê por si a pensar “como é que um ser tão pequenino precisa de tanta coisa?” quando está a preparar a mala do seu filho mas acredite: nenhum dos produtos foi colocado na lista de propósito. Aqui ficam os essenciais a colocar na mala de maternidade
- Gorros
- Botinhas ou pares de meias
- Luvinhas
- Chupetas para recém-nascido
- Bodies
- Babygrows
- Fraldas para recém-nascido (tamanho 1 e 2, pois há bebés que não chegam a utilizar o tamanho 1 – não precisa de levar duas embalagens, bastam algumas fraldas).
- Fraldinhas de pano
- Conjuntos completos preparados em saquinhos individuais (com a indicação do dia, se desejar)
- Cadeirinha ou alcofa (para a saída do hospital ou da maternidade) com mantinha e lençol
Para a mamã:
É como fazer uma mala de viagem, ainda que com algumas limitações! Não viajaria sem documentos pessoais ou produtos de higiene, correto? Na preparação da mala que irá levar para a maternidade, o princípio é o mesmo. Para a mamã, os itens imprescindíveis são os seguintes:
- Cartão de Cidadão e cartão do seguro de saúde.
- Produtos de higiene pessoal (desodorizante, pasta dos dentes, escova dos dentes, champô, gel de banho…)
- Resultados dos últimos exames feitos durante a gravidez
- Camisas de maternidade que facilitem a amamentação (se tiverem botões até à zona do umbigo serão muito mais práticas)
- Robe ou roupão
- Chinelos de quarto confortáveis
- Soutiens de amamentação
- Cuecas descartáveis
- Cuecas de algodão
- Discos de amamentação
- Protetor de mamilos e creme para o mesmo efeito
- Pensos higiénicos
- Toalha de banho
- Cinta pós-parto
- Roupa para a saída da maternidade
- Bolsinha de cuidados pessoais (escova para o cabelo, ganchinhos, elásticos, batom do cieiro e, se desejar, um pequeno kit de maquilhagem)
- Máquina fotográfica e carregador
- Telemóvel e carregador
- Kit de Criopreservação (no caso de querer guardar as células estaminais do cordão umbilical)
Se se esquecer de alguma coisa, não entre em pânico! Pode sempre pedir ao pai ou a uma amiga que passe em sua casa para ir buscar o que ficou esquecido e, claro, perguntar às enfermeiras se a podem ajudar no caso de se tratar de um produto de higiene, fraldas ou até discos de amamentação (normalmente, os hospitais e maternidades estão precavidos).
A mala de maternidade deve ser feita com alguma antecedência (por volta das 32 semanas) e, nesse sentido, pode ir sempre espreitando e trocando coisas que lhe parecem menos ou mais acertadas. Vai tudo correr bem!