Dar banho ao bebé: 5 coisas que deve ter em atenção

Dar banho ao bebé: 5 coisas que deve ter em atenção

08 Maio 2018

Para pais de primeira viagem, o momento do banho, apesar de ternurento, pode ser um pouco assustador. Têm à vossa responsabilidade, pela primeira vez, um ser pequenino que exige todo o amor e dedicação mas que também necessita de cuidados especiais que, até agora, vos eram desconhecidos. Para vos ajudar nesta nova etapa, partilhamos algumas coisas que devem ter em atenção no momento do banho:

1. Verifique sempre a temperatura da água e da divisão

A divisão onde dá banho ao bebé deve ter uma temperatura ambiente de 20ºC ou 22ºC e a temperatura da água deve rondar os 37ºC. É importante que se utilize um termómetro para garantir que a temperatura é a ideal (nem demasiado quente, nem demasiado fria); é provável que, com a prática, consiga ter melhor perceção da temperatura sem recorrer ao termómetro mas, sobretudo nos primeiros meses, não descure este acessório

2. Não coloque muita água na banheira

Alguns centímetros de água são suficientes para dar banho ao bebé. Primeiro, porque este não irá ser um momento demorado (não tão demorado ao ponto da água arrefecer, pelo menos) e, segundo, porque os perigos são menores. O corpo do bebé não ficará coberto e não existe essa necessidade – deverá sempre apoiá-lo com um braço, enquanto que utiliza o outro para lhe dar banho.

3. Tenha tudo à mão

Quando der banho ao seu bebé, antecipe as necessidades e coloque perto da banheira tudo o que irá precisar (toalha, produtos de higiene, roupinha, fralda, cremes…). Apesar de este ser um momento amoroso e de criação de laços, é também um momento delicado – nunca deixe o bebé sozinho nem lhe vire as costas. Não atendam o telefone nem abram a porta durante este momento tão especial; desfrute e deixe-o aproveitar a água morna.

4. Opte por produtos de higiene sem sabão

Existem produtos de higiene próprios para bebés e, na sua maioria, estes não incluem sabão na sua composição. Os produtos de higiene de bebé devem ser suaves e o mais naturais possível. A pele de um bebé é muito sensível e produtos com composições agressivas podem provocar reações alérgicas ou irritações. O ideal é escolher produtos nutritivos, hidratantes e protetores.

5. Seque bem a pele do bebé

A humidade em excesso pode provocar a irritação da pele. É importante, por isso, secar bem todos os centímetros do corpo do bebé, dedicando especial atenção às preguinhas e à zona da fralda. Seque a pele do seu pequenino de uma forma suave, sem esfregar, e utilize sempre toalhas fofinhas para este efeito. Certifique-se, também, que mantém a cabeça do seu bebé quente enquanto o seca (as toalhinhas com capuz podem ser excelentes aliadas neste aspeto).

O banho pode ser utilizado como um momento de divisão entre a hora das brincadeiras e a hora de dormir. Inclua-o na rotina de final do dia para que o seu bebé tenha um sono mais tranquilo.

Não perca as nossas novidades! Subscreva a nossa newsletter.

Artigos sugeridos

Garantia

Garantia de reembolso caso não esteja satisfeita com os nossos produtos.

Entrega

Serviço de entrega rápido para que nunca lhe faltem produtos quando mais precisa.

Pagamento

Disponibilizamos os principais métodos de pagamento online para sua conveniência.

Contacto