Dicas que vão ajudar o seu bebé a dormir melhor
Um sono tranquilo é fundamental na vida de qualquer bebé. Não só porque os bebés precisam de repor energias mas também porque o descanso influencia o desenvolvimento cognitivo, o humor e a saúde de qualquer criança.
Nem todos os bebés adormecem facilmente ou dormem tranquilamente toda a noite, independentemente da sua idade. Para tentar contrariar isso, apresentamos-lhe alguns truques e dicas que vão ajudar o bebé a dormir melhor (e os papás também!):
1. Estabeleça uma rotina
É importante que o bebé comece a compreender que a hora de dormir se aproxima e a repetição, dia após dia, irá ajudá-lo nesse sentido. A rotina poderá ser adaptada a cada criança e família mas algumas opções poderão ser o banho e a massagem de relaxamento, a hora da história ou até o momento dos miminhos num ambiente com menos luz. O importante é criar uma rotina que seja possível de concretizar todos os dias, que não seja muito demorada ou complexa. A rotina noturna do bebé não deve durar mais de quarenta e cinco minutos e, por outro lado, essa mesma rotina deve evitar incluir passos como alimentar o bebé ou embalá-lo (para que não exista essa necessidade sempre que ele acorde).
2. Ajude o bebé a distinguir o dia da noite
Ter as cortinas abertas durante o dia e manter o ruído normal do quotidiano é bom para que o bebé perceba que todas as brincadeira e atividades são realizadas durante o dia. Por outro lado, à noite, deixe o quarto do bebé sem luz (apenas com uma luz de presença, para que ele se sinta mais seguro) e mantenha a casa em silêncio. Brinque e mantenha o bebé desperto durante o dia e, quando chegar a hora de deitar, não estimule os seus sentidos – deixe-o acalmar no ambiente que criou, propício a um sono tranquilo.
3. Seja consistente
As ações e horários dos pais irão, sem dúvida alguma, influenciar o comportamento do bebé não só quando chega a hora de dormir mas durante todo o dia. Por essa razão, é importante cumprir a rotina e não descurar nenhum dos passos que estabeleceu previamente. Ao final de alguns dias, o bebé começará a associar os sons, movimentos e momentos a algo que o deixa relaxado, acabando por adormecer melhor.
4. Coloque o bebé no berço quando ele ainda está acordado
Não precisa de sair do quarto de imediato mas esta prática – a de colocar o bebé no berço quando ele ainda está sonolento – irá ajudar o seu filho a sentir-se seguro no seu próprio espaço e irá ensiná-lo a adormecer por si, sem precisar de colo para voltar a adormecer. A autonomia do bebé será promovida nesta ação que parece tão simples e que, na verdade, traz enormes benefícios.
5. Troque a fralda apenas quando for necessário
Um truque que podemos partilhar é o do tamanho da fralda. Para a noite, utilize um tamanho maior ao que utiliza habitualmente e aplique um creme indicado para a pele do seu bebé para que este fique mais confortável. Não incomode o bebé durante a noite para lhe mudar a fralda, a não ser que ele lhe “peça” para o fazer. Se houver realmente a necessidade de mudar a fralda do bebé, tente não acender a luz e não fazer movimentos bruscos, para que o seu pequenino consiga adormecer mais facilmente depois deste momento.
Todos os bebés são diferentes e por isso nem todas estas dicas serão a fórmula perfeita para noites tranquilas, em todos os casos ou para todas as famílias. Sem fugir muito à necessidade de ensinar ao bebé a diferença entre o dia e a noite, crie a vossa própria rotina e vá adaptando o momento às diferentes etapas da criança – temos a certeza que sentirá a diferença!