Leite materno: o melhor começo de vida! 

Leite materno: o melhor começo de vida!

15 Setembro 2020

O leite materno é, sem dúvida alguma, o melhor alimento com que qualquer recém-nascido pode contactar. As suas vantagens são inúmeras e não se prendem só com factores nutricionais, pelo que importa esclarecer um pouco mais sobre os seus constituintes:

Lactose

Para surpresa de muitas pessoas, a lactose (“açúcar do leite”) é o constituinte mais abundante no leite materno. Para além de ter como principal função fornecer energia ao bebé, serve ainda para ajudar a manter uma flora intestinal saudável.

Gorduras

As gorduras são nutrientes que desempenham diversas funções. Por um lado, servem para fornecer energia, sendo uma importante reserva energética do organismo. Por outro lado, são fundamentais também para ajudar no crescimento celular e, particularmente, no crescimento cerebral, pelos que são cruciais nos primeiros meses/anos de vida.

Proteínas

As proteínas são muito importantes para o crescimento do corpo, mas o seu excesso pode ser prejudicial em termos de programação do metabolismo. Por esse motivo, não é de estranhar que o teor em proteínas do leite materno seja baixo. Aliás, é muito mais baixo do que o leite de vaca, por exemplo, o que reflecte necessidades nutricionais diferentes dos bebés humanos.

Oligossacáridos

Este nome estranho diz respeito a um conjunto de partículas que desempenham funções muito importantes a nível intestinal. Têm como principal característica não serem absorvidos, pelo que permanecem no intestino, onde vão desempenhar o seu papel. Servem para ajudar a ter uma flora intestinal saudável e equilibrada, mas ajudam também a tornar o sistema imunitário mais eficaz e a reforçar as capacidades de defesa do organismo. São extremamente importantes, factor comprovado pelo facto de serem o terceiro constituinte mais abundante no leite materno.

Bactérias

Provavelmente grande parte das pessoas não sabia, mas o leite materno não é estéril. Na verdade, na sua composição tem uma série de bactérias benéficas, que ajudam a “povoar” o intestino e a fazer com que ele funcione de forma muito mais capaz.

Outros componentes bioactivos (componentes imunológicos)

Há muitos outros componentes no leite materno, que não têm propriamente funções nutricionais, mas que são fundamentais para o seu papel “funcional”, ou seja, para ajudar a prevenir infecções e outras doenças (alergias, por exemplo) nos bebés.

 

Em jeito de conclusão, é fácil perceber toda a complexidade do leite materno, cujos constituintes se articulam entre si como numa verdadeira orquestra. E é a accao conjunta de todos eles que vai ditar todos os seus efeitos benéficos, seja do ponto de vista nutricional, seja do ponto de vista funcional e de promoção das defesas do organismo!

 

Por: Doutor Hugo Rodrigues, Pediatria Para Todos

Não perca as nossas novidades! Subscreva a nossa newsletter.

Artigos sugeridos