Alimentação no primeiro ano de vida 

Alimentação no primeiro ano de vida

22 Outubro 2020

A alimentação ocupa um lugar de destaque nas preocupações de todos os pais, principalmente quando os filhos são pequenos e, em especial, no primeiro ano de vida. Por esse motivo, importa perceber quais são as recomendações mais actuais sobre a introdução dos diferentes alimentos, de forma a optimizar este início de vida, que é um período extremamente importante em termos de crescimento e desenvolvimento:

  • Nos primeiros 4-6 meses os bebés devem beber apenas leite, idealmente leite materno

Se há alimento consensual é o leite materno. Tem uma composição sempre adequada às necessidades dos bebés, pelo que é, sem dúvida, a melhor opção para a sua alimentação. Nos casos em que a amamentação não é possível, existem alternativas (fórmulas infantis), que são também adequadas. Um dos cuidados a ter na sua escolha deve ser optar por uma fórmula com baixo teor de proteínas.

  • A diversificação alimentar pode iniciar-se a partir dos 4 meses, mas o ideal é ocorrer o mais perto possível dos 6

Não existe propriamente uma idade certa para introduzir os outros alimentos par além do leite, mas não se deve fazê-lo antes dos 4 meses. Como regra geral, os 6 meses parecem ser a melhor opção, independentemente do leite que o bebé faça (materno ou fórmula infantil). Pode-se começar pela sopa ou papa, embora a primeira pareça ser a melhor opção. Posteriormente deve-se introduzir a fruta também.

  • O glúten deve ser introduzido entre os 4 e os 12 meses

O glúten é uma proteína que existe no trigo, centeio e cevada e deve ser dado aos bebés entre os 4 e os 12 meses, inicialmente me pequenas quantidades.

  • A proteína animal deve ser iniciada a partir dos 6 meses

A carne é uma importante fonte de ferro e de proteínas e deve ser introduzida a partir dos 6 meses. O peixe pode ser dado a partir dos 7 meses, a gema do ovo a partir dos 8 e a clara a partir dos 11.

  • As texturas devem ser treinadas a partir dos 8-9 meses, pelo menos

Os bebés devem aprender a mastigar até aos 11 meses, pelo que esse treino deve começar precocemente, no máximo a partir dos 9 meses.

  • O sal e o açúcar não devem fazer parte da alimentação dos bebés

Os bebés não devem contar com sal nem açúcar no primeiro ano, exceto os presentes naturalmente nos alimentos.

Como conclusão, gostaria apenas de reforçar que estas são apenas algumas ideias gerais, que podem e devem ser adaptadas caso a caso, consoante as necessidades e vontades de cada família.

 

Por: Dr. Hugo Rodrigues, Pediatria Para Todos

Não perca as nossas novidades! Subscreva a nossa newsletter.

Artigos sugeridos