Zero sol para os bebés/crianças?
Até aos 18 anos perdemos cerca de 50-80% de capacidade de resistir aos danos causados pela exposição solar. Muitas vezes os escaldões da infância revertem para problemas mais tarde na nossa saúde, podendo até levar a cancro da pele na vida adulta.
No caso dos bebés e recém-nascidos a pele é muito sensível provocando mais facilmente vermelhidões e irritações, originando um maior risco de desidratação ou hipertermia (aumento da temperatura corporal).
Bebés com menos de 1 ano de idade não devem nunca estar diretamente expostos ao sol mesmo que por pouco tempo.
Os bebés necessitam da vitamina D que pode facilmente ser recebida com o bebé à sombra de modo a fortalecer os ossos da criança nunca com exposição direta à luz solar.
Contudo existem algumas precauções para proteger o bebé/criança para que desfrutem do sol em segurança, deve se ter atenção à hora em que se está ao sol, evitando as horas com máxima luz solar, devendo estar protegido com roupa e uma camada de protetor solar na pele. é importante ressaltar que se deve usar protetor solar até nos dias de menos luz solar. Deve-se assegurar a hidratação regular da criança e tentar não estar demasiado tempo exposto ao sol.